terça-feira, 22 de setembro de 2015

LASANHA DE BACALHAU, GAMBAS E ESPINAFRES

LASANHA DE BACALHAU, GAMBAS E ESPINAFRES









Ingredientes:
2 postas de bacalhau (usei lombos pequenos)
6 gambas
½ cebola (grande)
1 alho francês
2 dentes de alho (pequenos)
1 cenoura (grande)
3 punhados de espinafres baby frescos
1 colher (de sopa) de molho de soja
Azeite q.b.
6 colheres (de sopa) de molho bechamel (3+3)
2 colheres (de sopa) de natas ou creme de soja
6 placas de massa para lasanha
Queijo ralado q.b.
Temperos: pimenta, gengibre em pó, salsa fresca, tomilho seco e noz-moscada.

Preparação:
Cozer o bacalhau em água.
Retirar a pele e espinhas.
Desfazer em lascas e reservar.

Cozer as gambas em água.
Descascar as gambas, tirar a cabeça e a tripa.
Cortar em pedaços e reservar.

Enquanto prepara o recheio, cozer as placas de massa para lasanha em água temperada com sal e com um fio de azeite.
(Não deve cozinhar demasiado, devem ficar tipo ”al dente”)
Nota: quando a água começar a ferver colocar uma placa de cada vez e intercalando ora na vertical ora na horizontal (para que estas não colem umas nas outras).
Escorrer e reservar.

Num wok, colocar um bom fio de azeite a cebola picada, o alho francês em rodelas finas e os dentes de alho picados. Deixar cozinhar até os legumes ficar amolecidos.
Juntar a cenoura ralada (usei o ralador médio).
Temperar com pimenta, gengibre, salsa e tomilho, adicionar o molho de soja e envolver tudo e deixar cozinhar em lume brando até a cenoura estar meia cozinhada (al dente).
Juntar o bacalhau, as gambas e os espinafres e envolver tudo muito bem e quando os espinafres murcharem, juntar 3 colheres (de sopa) de molho bechamel, as natas ou o creme de soja e uma pitada de noz-moscada.
Envolva tudo com cuidado e verifique os temperos (se é necessário sal, eu não coloquei).




Montagem:
Dividir o recheio em 3 partes.
Colocar uma parte do recheio no fundo de um pirex, cobrir com duas placas de massa para lasanha paralelas (usei um pirex 18x18cm e as minhas placas ficaram perfeitas), e repetir esse processo até acabar o recheio e as placas, ou seja: recheio/ placas/ recheio/ placas/ recheio /placas.
Colocar 3 colheres (de sopa) de molho bechamel no wok, raspar bem as laterais para que o molho se envolva com os restos de sucos dos legumes que ficaram no wok e barrar as últimas placas com este “molho”.
Por último polvilhar com queijo ralado e levar ao forno pré aquecido a 225ºC até alourar.
  










quarta-feira, 16 de setembro de 2015

SEMI-FRIO DE MARACUJÁ

SEMI-FRIO DE MARACUJÁ




 

 Ingredientes:

Base:
4 bolachas integrais
4 bolachas de aveia
4 bolachas digestivas
Amêndoa laminada (1 punhado)
Sementes de abobora (½  punhado)
3 colheres (de sopa) de vaqueiro liquida

Coulis de maracujá:
20 maracujás (os que usei estavam um pouco murchos por fora)
3 colheres (de sopa) de Vinho do porto
4 colheres (de sopa) de Açúcar amarelo
1 pitada de gengibre em pó
2 pitadas de cardamomo em pó

Creme:
200ml de natas de baunilha
100ml de natas
200 gr de queijo creme (tipo philadelphia)
500gr de queijo quark
4 a 6 colheres (de sopa) de açúcar (provar até atingir o dose desejado, eu só usei 4)
3 folhas de gelatina (incolor)

Palitos de La Reine




Preparação:
(Comece por fazer o coulis.)

Coulis:
Num tacho antiaderente, juntar todos os ingredientes e deixar cozinhar até engrossar ligeiramente.
Deve ter uma consistência bem cremosa.
Reservar e deixar arrefecer, totalmente.

Base:
No processador juntar todos os ingredientes, e triturar tudo de forma a obter uma misturada areada.
Transferir a mistura para uma taça e juntar a vaqueiro liquida – envolver tudo.
Cobrir o fundo de uma forma de bolo inglês (a forma deve estar previamente forrada as laterais e fundo com película aderente) com esta mistura pressionar um pouco (reserve um pouco desta mistura para colocar depois no topo).
Levar ao frigorífico enquanto prepara o creme


Creme:
Na batedeira, bater as natas com o açúcar até ficarem bem consistente, à velocidade máxima.
Juntar de seguida o queijo quark e o queijo creme, bater até envolver.
Hidratar as folhas de gelatina em água fria por 5 minutos, decorrido esse tempo, escorrer bem e legar a gelatina numa chávena ao micro-ondas por 12 seguros até se diluir.
Juntar a gelatina diluída ao preparado e juntar também o coulis de macarujá, envolver tudo com cuidado.










Montagem:
Sobre a base fria verter metade do creme.
Dispor os palitos de La Reine (como a minha forma é grande só precisei de cortar a pontinha de cada palito).
Cobrir os palitos com o restante creme e polvilhar com a mistura areada que usamos para fazer a base.
Tapar o topo da forma com película aderente e levar ao frigorífico por pelo menos 6h.

No momento de servir, retirar a película aderente do topo e verter sobre o prato de servir com cuidado (colocar o prato de servir no topo da forma e virar tudo ao mesmo tempo), retirar a forma e depois a película que envolve o semi-frio, com cuidado.

Deve ser servido bem fresco, se estiver muito calor coloque o semi-frio uns 15 a 20 minutos no congelador antes de servir.


terça-feira, 8 de setembro de 2015

PASSATEMPO 2 - Revista “PESCADOS & MARISCO” Cayo Coco

PASSATEMPO 2

Revista “PESCADOS & MARISCO” Cayo Coco



Condições de participação:

1) Gostar da página Iguarias da Ticha;
https://www.facebook.com/IguariasDaTicha

2) Partilhar o post original do passatempo em modo PÚBLICO, no vosso mural;

3) Comentar o post original do passatempo com o nome de três amigos em “tag”.

- Só é válida uma participação por pessoa.

- O vencedor será escolhido aleatoriamente por 
Random.org. 

- O número sorteado irá corresponder ao comentário disposto nessa posição, desde que tenham sido cumpridas todas as condições de participação.


- A ordem dos comentários considerada para este sorteio será aquela que aparecer na altura da realização do mesmo. Não me responsabilizo pela alteração da posição pela qual aparecem ou por possíveis comentários apagados/editados que levem à alteração da sua ordem.

- Este passatempo começa hoje - dia 8 de Setembro de 2015 e termina às 23h59m do dia 30 de Setembro de 2015.

- O resultado do passatempo será divulgado o mais breve quanto possível, no blog Iguarias da Ticha (http://iguariasdaticha.blogspot.pt/) e na página do Facebook: Iguarias da Ticha (https://www.facebook.com/IguariasDaTicha)
- O/A vencedor/a deverá entrar em contacto (por mensagem privada), a fim de ceder os dados necessários para receber o prémio e terá 3 dias para o fazer, após ter sido divulgado o resultado. 
- Passatempo válido para Portugal Continental e Ilhas.

BOLO DE MAÇÃ e CÔCO

BOLO DE MAÇÃ e CÔCO









 Ingredientes: 

4 ovos
2 maças (em cubos pequenos)
1 colher (de sopa) de manteiga (bem cheia)
1 + ½ cháv. de açúcar
1 colher (de chá) fermento
2 + ½ cháv. de farinha com fermento
50gr côco ralado
½ cháv. de leite meio gordo
manteiga e farinha - para untar e enfarinhar a forma 


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC

Untar uma forma de buraco com manteiga e polvilhar com farinha.

Bater ovos inteiro com a manteiga e o açúcar - bater bem com a batedeira.

Juntar ao preparado anterior o leite e a farinha peneirada com o fermento – misturar delicadamente (velocidade baixo).

Envolva o coco ralado à maçã aos cubos e junte na massa, deve incorporar o côco e a maçã cuidadosamente com uma espátula.

Coloque o preparado na forma de buraco e leve ao forno até estar cozido (verifique com o palito), este processo demora +/- 30 a 40 minutos.


Desenforme sobre uma grelha e deixe arrefecer.



sexta-feira, 7 de agosto de 2015

GELADO DE MIRTILIOS

"SEMI-GELADO" DE MIRTILIOS










Ingredientes:

Base:
½ d
Sultana (½  punhado)
Amêndoa laminada (½  punhado)
Geleia de arroz
Cereais (usei fitness) (1+ ½  punhado)
Pistácios (½ punhado)

Coulis:
500gr Mirtilos
2 colheres (de sopa) de Vinho do porto
4 colheres (de sopa) de Açúcar amarelo

Creme:
200ml de natas
6 iogurtes grego (açucarados)
200 gr de queijo creme (usei Philadelphia)
6 colheres (de sopa) de açúcar
1 colher (de chá) de pasta de baunilha



Preparação:
(Comece por fazer o coulis.)

Coulis:
Num tacho antiaderente, juntar os mirtilos, o açúcar e o vinho do Porto. Deixar cozinhar até o mirtilios se desfaçam.
Passa a varinha página para desfazer tudo (deve ter a consistência bem cremoso).
Reservar e deixar arrefecer, totalmente.

Base:
No processador juntei todos os ingredientes, com a exceção da geleia de arroz – não triturar de mais – deixar pedaços grosseiros.
Transferi os para uma taça e juntei um pouco de geleia de arroz, a suficiente para ligar tudo.
Forrei uma forma de bolo inglês com película aderente, deixar umas pontas grandes nas laterais para depois virar sobre o creme.
Cobrir o fundo da forma com esta mistura pressionar um pouco e levar ao congelador.
Reserve um pouco da base para colocar por cima da última camada de creme.

Creme:
Na batedeira, bater as natas com o açúcar até ficarem bem consistente, à velocidade máxima.
Juntar de seguida o queijo creme e os iogurte, bater um pouco até envolver a velocidade baixa.
Envolver a pasta de baunilhas.


Montagem:
Comece por dividir o creme por 3 taças, e reserve no frigorífico, só deve retirar do frigorífico uma taça de cada vez e no momento em que for usar.
1ª Taça – creme de mirtilos bem escuro: juntar ao creme branco coulis, até obter uma cor bem escura, envolver bem e verter o creme escuro sobre a base de cereais e levar ao congelados enquanto faz o outro creme ou pelo período de 10 minutos.
2ª Taça – creme de mirtilos claro (lilas): juntar ao creme branco um pouco de coulis, envolver bem e verter o creme claro por cima do creme escuro e levar ao congelador por 10 minutos.

Eu não usei o coulis todo quando o foi juntar aos dois cremes.
Reservei para no momento de servir colocar por cima de cada fatia de gelado.


3ª Taça – verter o creme branco sobre o creme claro e alisar bem, polvilhar com um pouco da mistura para a base, dobrar as pontas da película aderente sobre o creme e levar ao congelador.

Retirar do congelador 20 minutos antes de servir.
Servia em fatias com uns mirtilios frescos e com uma boa colher de coulis por cima.






quinta-feira, 30 de julho de 2015

"SEMI-GELADO" DE FRUTOS VERMELHOS

"SEMI-GELADO" DE FRUTOS VERMELHOS





Ingredientes:

Base:
Sultana (1 punhado)
Amêndoa laminada (1 punhado)
Sementes girassol (½  punhado)
Sementes de abobora (½  punhado)
Geleia de arroz
Cereais (usei fitness) (2 a 3 punhados)

Coulis:
300gr Morangos
150gr Framboesas
Mirtilos (1 punhado)
3 colheres (de sopa) de Vinho do porto
4 colheres (de sopa) de Açúcar amarelo

Nota: reservei alguns frutos para incorporar na montagem

Creme:
400ml de natas
8 iogurtes grego (açucarados)
400gr de queijo quark
4 colheres (de sopa) de açúcar
1 colher (de chá) de pasta de baunilha



Preparação:
(Comece por fazer o coulis.)

Coulis:
Num tacho antiaderente, juntar os morangos em pedaços, as framboesas, os mirtilos, o açúcar e o vinho do Porto. Deixar cozinhar até a fruta se desfazer.
Deve ter a consistência bem cremoso.
Reservar e deixar arrefecer, totalmente.

Base:
No processador juntei todos os ingredientes, fiz a quantidade suficiente para cobrir o fundo de uma forma de fundo amovível de 30cm, com a exceção da geleia de arroz
Transferi os para uma taça os pedaços grosseiro para a base e juntei a geleia de arroz, a suficiente para ligar tudo.
Cobrir o fundo da forma com esta mistura pressionar um pouco e levar ao congelador.

Creme:
Na batedeira, bater as natas com o açúcar até ficarem bem consistente, à velocidade máxima.
Juntar de seguida o queijo quark e os iogurte, bater um pouco até envolver a velocidade baixa.
Envolver a pasta de baunilha.


Montagem:
Sobre a base gelada verti uma parte do creme (dividir o creme em 3 partes), polvilhei o creme com a fruta fresca em pedaços e depois verti um pouco de coulis (não colocar muito colocar uma camada com altura de 1cm +/-). Repetir as camadas: creme/fruta/coulis/creme.
Por opção, terminei com uma última camada de creme, mas pode fazer um género de marmoreado com o creme e coulis.


Levar ao congelador.

Pode decorar com frutos congelados.


segunda-feira, 13 de julho de 2015

GELADO DE CEREJA

GELADO DE CEREJA



 Ingredientes:

400ml de natas
4 iogurtes Grego (naturais)
1 colher (de chá) de pasta de baunilha
açúcar em pó q.b. (para adoçar)
raspa de limão
coulis de cereja (deve estar bem consistente)*
palitos  de La Reine q.b



Preparação:

Bater, na batedeira, as natas bem firmes (devem estar bem frias).
À parte, bater, na batedeira, os iogurtes até estarem bem macios.
Envolver, com cuidado, creme de iogurte as natas, a pasta de baunilha, a raspa de limão e por último o açúcar em pó. Deve adicionar o açúcar aos poucos e provar até estar ao gosto.
Forrar uma forma retangular (tipo bolo inglês) com película aderente, de forma a deixar uma grande margem por fora de película
Verter um pouco de coulis no fundo da forma, depois despejar metade do creme branco, mais um pouco de coulis (a quantia a gosto), forrar a o coulis com os palitos cortado ao meio, verter restante creme banco e por último mais coulis.
Sobrar sobre o gelado as pontas de película de forma a que fique bem selado.
Levar ao congelador.


*Coulis de Cereja: 
Num tacho antiaderente, levar ao lume brando as cerejas 600 gr descaroçadas, 200 gr de açúcar e uma casca fina de limão, deixar cozinhar muito bem até se começarem a desfazer, retirar a casca de limão e deixar arrefecer.
Eu passei depois o coulis pela varinha magica para ficar aveludado