segunda-feira, 5 de dezembro de 2016
segunda-feira, 14 de novembro de 2016
PASSATEMPO 3 - “Teigportionierer”
PASSATEMPO 3
“Teigportionierer”
Condições
de participação:
1) Gostar da página Iguarias da Ticha: https://www.facebook.com/IguariasDaTicha
2) Partilhar o post original do passatempo em modo PÚBLICO, no vosso mural;
3) Comentar o post original do passatempo com o nome de três amigos(as) em “tag”.
- Só é válida
uma participação por pessoa.
- O vencedor será escolhido aleatoriamente por Random.org.
- O número
sorteado irá corresponder ao comentário disposto nessa posição, desde que
tenham sido cumpridas todas as condições de participação.
- A ordem dos
comentários considerada para este sorteio será aquela que aparecer na altura da
realização do mesmo. Não me responsabilizo pela alteração da posição pela qual
aparecem ou por possíveis comentários apagados/editados que levem à alteração
da sua ordem.
- Este passatempo
começa hoje, dia 14 de Novembro de 2016 e termina às 23h59m do dia 04 de
Dezembro de 2016.
- O resultado do passatempo será
divulgado o mais breve quanto possível, no blog Iguarias da Ticha (http://iguariasdaticha.blogspot.pt/) e na página
do Facebook: Iguarias da Ticha (https://www.facebook.com/IguariasDaTicha)
- O/A
vencedor/a deverá entrar em contacto (por mensagem privada), a fim de ceder os
dados necessários para receber o prémio e terá 3 dias para o fazer, após ter
sido divulgado o resultado.
- Passatempo
válido para Portugal Continental e Ilhas.
Prémio
Um “Teigportionierer”, em plástico, igual ao da foto.
quarta-feira, 26 de outubro de 2016
CREPES DE BACALHAU E LEGUMES
CREPES DE BACALHAU E LEGUMES
Ingredientes:
Crepes
250gr de farinha sem fermento T65
500ml de leite
2 ovos
1 colher (de sopa) de azeite
Temperos: sal, pimenta, gengibre
em pó e salsa seca
Recheio:
1 cebola (grande)
1 dente de alho
½ alho francês
½ courgette
1 cenoura
450gr de bacalhau (demolhado e
bem escorrido)
1 colher (de chá) de molho de
soja
1 colher rasa (de sopa) de amido
de milho
1 colher (de café) de molho de
peixe
Temperos: sal, pimenta, gengibre
em pó e cebolinho seco
Molho
250ml de leite
25gr farinha sem fermento T65
Gotas de sumo de limão
1 colher (de café) de mostarda
Dijon
Temperos: sal, pimenta, gengibre
em pó e noz-moscada
Preparação:
Molho
TRADICIONAL: Colocar todos os
ingredientes num tacho anti-aderente e levar ao lume médio/baixo até atingir
uma consistência cremosa – sem parar de mexer com uma vara de arames.
Retirar do lume e reservar.
BIMBY: Colocar todos os
ingredientes no copo e programar 9 minutos /90ºC / velocidade 4.
Retirar do copo e reservar.
Crepes
TRADICIONAL: Colocar todos os
ingredientes no liquidificador e envolver até atingir uma consistência homogénea.
BIMBY: Colocar todos os
ingredientes no copo e programar: 15 segundos/ velocidade 6.
Fazer as panquecas: colocar uma pequena porção de massa na
frigideira anti-aderente e rode a frigideira de forma a cobrir todo o fundo com
uma fina camada. Deixar cozinhar e virar o crepe, repetir o processo até a
massa terminar.
Reserva os crepes.
Recheio
TRADICIONAL: Num tacho anti-aderente
colocar um fio de azeite, a cebola picada e o alho e deixar cozinhar um pouco.
Juntar de seguida o alho francês
em meias luas finas e a cenoura ralada e deixar cozinhar até os ingredientes
estarem macios.
Adicionar o bacalhau, a courgette
ralada, o molho de soja e de peixe e temperar. Deixar cozinhar.
No caso do recheio estar muito
liquido, adicionar o amido de milho.
Retificar os temperos.
BIMBY: Colocar no copo um fio de
aceite, a cebola e o alho e picar: 2 segundos / velocidade 8, depois deixe
refogar: 3 minutos / 120ºC /inversa / colher).
Adicionar depois o alho francês
em meias luas finas e a cenoura ralada e programar: 3 minutos / 120ºC /versa /
colher.
Juntar o bacalhau, o amido de
milho (se desejar pode o diluir num pouco de água), a courgette e programar: 7
minutos /100ºC / colher.
Juntar o amido de milho e
programar: 7 minutos / 100ºC / inversa / colher.
Retificar os temperos.
Montagem
Juntar ao preparado anterior 3 ou
4 colheres (de sopa) do molho reservado de forma a obter um recheio cremoso.
Rechear as cremes com uma porção
de recheio dobrar as pontas para dentro de forma a obter um género de
travesseiro, e dispor uma a uma num pirex.
Levar ao forno, pré-aquecido a
180ºC por 10 a 15 minutos ou até alourar).
Acompanhei com uma salada de
alface, tomate cereja, cebola e nozes.
GRATINADO DE FRANGO COM LEGUMES
GRATINADO DE FRANGO COM LEGUMES
Ingredientes:
Frango
1 alho francês
1 cenoura
1 dente de alho
500gr de peito de frango
1 colher de (chá) de mel
1 colher de (chá) mostarda Dijon
1 colher de (chá) de molho de soja
1 colher de (sopa) rasa de amido de milho
Azeite
Temperos: sal, pimenta, gengibre em pó, salsa
Molho
500ml de leite
50gr farinha sem fermento T65
Gotas de sumo de limão
1 colher (de café) de mostarda Dijon
Temperos: sal, pimenta, gengibre em pó e paprica
Montagem
100gr de queijo mozzarella
100gr de sobras de pão (usei pão de milho com sementes de girassol)
(levar ao processador até ficar granulado ou BIMBY: 15 segundos/ velocidade 9)
Amêndoa laminada q.b.
Preparação:
Molho
TRADICIONAL: Colocar todos os ingredientes num tacho anti-aderente e levar ao lume médio/baixo até atingir uma consistência cremosa – sem parar de mexer com uma vara de arames.
Retirar do lume e reservar.
BIMBY: Colocar todos os ingredientes no copo e programar 9 minutos /90ºC / velocidade 4
Retirar do copo e reservar.
Frango
Cortar o frango em pedaços e temperar com os temperos e reservar.
TRADICIONAL: Num tacho colocar um fio de azeite, a cebola picada e o alho e deixar cozinhar um pouco.
Juntar de seguida o alho francês em meias luas finas e a cenoura ralada e deixar cozinhar até os ingredientes estarem macios.
Adicionar o frango e), envolva até ente ficar com uma cor branca e juntar o amido de milho (se desejar pode o diluir num pouco de água), o mel, o molho de soja e a mostarda.
Deixar cozinhar e retificar os temperos.
Retirar do tacho e picar num processador e reservar.
BIMBY: Colocar no copo um fio de aceite, a cebola e o alho e picar: 2 segundos / velocidade 8, depois deixe refogar: 3 minutos / 120ºC /inversa / colher).
Adicionar depois o alho francês em meias luas finas e a cenoura ralada e programar: 3 minutos / 120ºC /versa –colher).
Juntar o frango, o amido de milho
(se desejar pode o diluir num pouco de água), o mel, o molho de soja e a
mostarda e programar: 10 minutos /120ºC / inversa/ colher.
Retificar os temperos.
Por último, desfiar o frango,
programar: 4 segundos / inversa / velocidade 4
Montagem
Colocar num pirex o frango e
legumes (desfiado), polvilhar com o queijo, cobrir com o molho (não o usei
todo), polvilhar com o pão ralado e por
ultimo colocar a amêndoa laminada.
Levar ao forno, pré-aquecido a
180ºC até o pão e as amêndoas estarem douradas (+/- 15 a 20 minutos).
Acompanhar com um arroz seco
branco.
quarta-feira, 5 de outubro de 2016
PÃO DE ÁGUA
Pão de Água
Bimby
No copo colocar:
300gr de água
60gr de azeite
1 saqueta de fermento de padeiro seco
Programar: 2 minutos / 37°C / velocidade 2
Juntar 450gr de farinha T65 (sem fermento)
5gr de sal (ou menos)
Programar: 2 minutos e meio / espiga
Verter a massa para uma taça préviamente polvilhada com farinha, cobrir com película aderente e deixar levedar por 1h ou 40 minutos dentro do microondas.
Dividir a massa em 6 porções.
Dispor os pães num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Polvilhar com um pouco de farinha e deixar repousar 10 minutos.
Colocar depois no forno, pré-aquecido a 240°C, por +/- 15 minutos.
Retirar e deixar arrefecer sobre uma grelha.
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
PANQUECAS DE MAÇÃ
PANQUECAS DE MAÇÃ
(hiper, mega saudáveis)
Ingredientes:
1 ovo
1 chávena de bebida de soja
1 chávena de farinha
1/8 chávena de açúcar mascavado
1 pitada de sal
1 pitada de cardamomo em pó
1 pitada de gengibre em pó
1 maçã
1 colher (de chá) de fermento em pó
Preparação:
Bater, com uma vara de arames, o ovo com o açúcar e a bebida de soja.
À parte numa taça juntar a farinha peneirada, o fermento, o cardamomo, o sal e o gengibre.
Envolver os líquidos nos sólidos (mexer com a vara de arames) e por último acrescentar a maçã ralada (e sem pele).
Fazer as panquecas numa frigideira anti-aderente, em lume médio/brando e sem qualquer tipo de gordura.
sexta-feira, 9 de setembro de 2016
“REDON”
REDON
Um tema muito pouco falado por estes lados de blog’s de culinária mas cada vez mais presente na realidade do país e das famílias…
Afinal,
o que é o REDON?
Lá
em casa, sempre fomos educados que a comida é sagrada e por isso não se deve desperdiçar
e que quase tudo se reutiliza.
REDON
não é mais que: Restos+de+Ontem.
É
a forma carinhosa que a minha madrezita chama à comida do dia anterior.
Não
tenho problema nenhum em comer comida aquecida e até me acontece muitíssimas
vezes, ao almoço, porque só tenho uma hora de pausa e, com o tempo das viagens,
não dá tempo para cozinhar.
Por
estas e outras razões, não tenho problemas em assumir que sou adepta do REDON!
Subscrever:
Mensagens (Atom)














