domingo, 28 de agosto de 2016

BOLO DE MAÇÃ E AMÊNDOA


BOLO DE MAÇÃ E AMÊNDOA














Ingredientes:

300gr maçã
120gr amêndoa inteira sem pele
3 ovos XL ou 4 ovos M 
170gr açúcar
150gr óleo
15gr vinho do Porto
20gr rum
70gr leite
300gr farinha (T55)
1 colher (de chá) de fermento em pó
1 colher (de café) de cardamomo em pó




Preparação:

Tradicional:
Picar, grosseiramente, a maçã (sem caroços e descascada) e a amêndoa. Reservar.
Numa taça bater, com uma vara de arames ou na batedeira a velocidade baixa, ovos com o açúcar, óleo, o leite, o vinho do Porto e o rum.
Envolver a farinha, cardamomo e o fermento (peneirados) e por último envolver com cuidado a maçã e a amêndoa.

Bimby:
Colocar no copo a maçã (sem caroços e descascada) e as nozes e programar: 3 segundos / velocidade 6. Retirar do copo e reservar.
Sem limpar o copo, colocar os ovos, o açúcar, o óleo, o vinho do Porto, o leite, o óleo e o rum e programar: 2 minutos / 37ºC / velocidade 3.
Juntar a farinha, fermento e cardamomo (peneirados) e programar: 20 segundos / velocidade 3 (parar aos 10 segundos para baixar a farinha das laterais do copo).
Por último envolver, com a espátula, a maçã e a amêndoa.

Forrar uma forma retangular ou redonda com papel vegetal.
Verter o preparado para a forma.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180°C, por mais ou menos 50 minutos ou até estar cozido (fazer o teste do palito).


Opção: Polvilhar depois de desenformado com açúcar em pó













quinta-feira, 28 de julho de 2016

Milfontes e Costa Vicentina


Passeio a MILFONTES

Costa Vicentina




E pronto... cá estão elas, as tão prometidas fotografias da minha passagem pelo Alentejo... Foram uma mini-ferias muito agradáveis.

Fomos de jipe, com a mala cheia(aaaaaa), acho que nos esquecemos que só íamos 3 dias. :)

Viagem por estradas nacionais e tudo correu muitíssimo bem.





A mala estava tão cheia que quando passávamos ficavam assim a olhar para nós...
(*_*)








Fui ao mercado de Milfontes, muito pequeno mas muito colorido...
Com produtos locais e com muito bom aspecto!








Um passeio em família para aproveitar o feriado de Abril...











A mais famosa padeira da Costa Vicentina: a Dona Ercilia Vilhena.
Uma Senhora com umas mãos de fada e com um coração enorme, de facil sorriso e de uma simpatia incomparável. 

Adoro pessoas assim!
O pão é tão bom que até dá para esquecer a dieta.
















"Aqui vou sem feliz!"









Ficamos alojados numa das moradias da VILLA NOVA...

Fomos recebidos pela Isabel, que desde já agradeço os miminhos e a simpatia com que nos recebeu.
Tudo estava limpo e harmonioso... Recomendo vivamente!




Mami a preparar o pequeno-almoço e o Papi a ver tv







As paisagens são fantásticas.... 























Ilha do Pessegueiro - Porto Covo