quarta-feira, 19 de novembro de 2014

MAGRET DE PATO COM MOLHO DE FRAMBOESAS


MAGRET DE PATO COM MOLHO DE FRAMBOESAS




Comece por dar uns golpe no peito - do lado da gordura, na diagonal

Tempere, ambos os lados com: sal, pimenta, alho moído, gengibre em pó, tomilho e alho laminado.


Deixe o peito repousar por 2 horas no frigorífico coberto com película aderente, passado +/- esse tempo coloque-o numa frigideira (fria) com a gordura virada para baixo e leve ao lume por +/- 7 minutos ou até a gordura ficar bem dourada (deve tapar com um testo a frigideira), no douro lado reduza um pouco o lume e deixe cozinhar pelo mesmo tempo.

Entretanto faço o molho:
Numa panela, coloque um pouco de cebola, picada muito pequena com um pouco de manteiga e leve ao lume, quando estiver melada, adicione 1/2 cálice de vinho do Porto e  1/4 de cálice de vinho branco - deixe ferver até reduzir o preparado a 1/3.

Junte depois 2 colheres de sopa de compota de framboesa (eu, como não tinha, usei de morango),  1 colher de chá de mostarda dijon, 1 colher de sopa de vinagre balsâmico - envolva tudo e adicione por ultimo  90gr de framboesas (com a ajuda da colher espague-as um pouco).

Retire o molho do lume e acrescente 2 cubinhos de manteiga e deixe derreter lentamente.


 Retire o peito da frigideira, coloque-o numa tábua (com a gordura virada para cima) e deixe repousar por 6 minutos - para que todos os sucos se espalhem. Passado esse tempo corte o peito em tirar - deve usar uma faca grande e muito bem afiada


2 comentários: