quinta-feira, 19 de novembro de 2015

PUDIM DE CAFÉ COM CUAJADA

PUDIM DE CAFÉ COM CUAJADA












Ingredientes:

600ml de leite (usei de bebida de soja, mas pode usar de vaca meio gordo)
160gr de açúcar (não fica nada doce)
400ml de natas
2 colheres (de sopa) de café solúvel
3 cafés expresso
3 saquetas de cuajada
1 café expresso frio para cobrir o pudim no momento de servir




Preparação:
·         Bimby:

Colocar no copo todos os ingredientes
Programar a bimby para  8 minutos / temperatura 90ºC / velocidade 4.
Passar a forma por água, escorrer o excesso mas sem limpar com pano ou papel absorvente e verter o preparado.
Deixar arrefecer e depois colocar no frigorífico por pelo menos 4 horas
Desenforme só no momento de servir.
Cobrir o pudim cm um café expresso frio.


·         Tradicional:
Colocar num tacho anti-aderente e de fundo grosso o leite (reservar um pouco do leite para diluir a cuajada), as natas, cafés e o açúcar e levar ao lume médio/baixo, mexer sempre com uma vara de arames.
À parte, diluir ao leite que reservou as saquetas de cuajada e mexer bem com a vara de arames. Só deve juntar ao preparado anterior quando o preparado estiver morno e homogéneo, mexer bem e deixar levantar fervura.
Passar a forma por água, escorrer o excesso mas sem limpar com pano ou papel absorvente e verter o preparado.
Deixar arrefecer e depois colocar no frigorífico por pelo menos 4 horas.
Desenforme só no momento de servir.
Cobrir o pudim cm um café expresso frio.

8 comentários:

  1. OMG mal vi Pudim + Café, voei para aqui ver a receita eheheh adoroooooo tenho mesmo de fazer!! deve ser fenomenal Patrícia!! beijinhooos doces e continuação de bom dia <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é mesmo muito bom esse pudim, ainda ontem fiz.
      Beijinhos e obrigada pelo comentário

      Eliminar
  2. Adoro café logo este lindo pudim ia-me agradar.
    Ficou lindo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro sobremesas que levem café, mas tenho que ter cuidado porque o café tira-me o sono...
      Sou mesmo fraquinha... :)

      Eliminar
  3. O meu marido adoro café. Acho que este pudim vai ser uma tentação para ele. ehhehh

    Bjinhos
    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela partilha Patrícia. Vou experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa são todos amantes de café, e tenho que estar sempre a inventar sobremesas diferentes...
      Obrigada por ser seguidor(a) do meu blog e página de facebook.

      Eliminar