sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

ARROZ À VALENCIANA COM FRANCO




Começar por cortar em cubos pequenos 2 peitos de frango
Temperar com: sal, pimenta, alho moído e gengibre em pó e deixe repousar por 30 minutos.

Num tacho anti-aderente colocar um dente de alho (grande) picado e deixar estalar num fio de azeite, juntar depois o frango – cozinhar até estar douradinho.
Retirar os pedaços do tacho e reservar.

No mesmo tacho, sem o lavar, juntar ½ cebola grande ou 1 pequena muito bem picada e deixar estalar – se necessário juntar um pouco mais de azeite.

Juntar arroz agulha Bom Sucesso, mexer até este ficar bem envolvido na cebola e no azeite.
Adicionar depois ½ cenoura cortada em pequenos cubinhos, um pouco de pimento vermelho descascado também em cubinhos pequenos, 1 chávena de ervilhas congeladas (usei baby) e ½ chávena de grau de bico cozido.


Diluir em +/- 1 litro de água quente um 1 knorr de frango e um pouco de açafrão em fio.
Juntar o caldo ao arroz – o suficiente até cobrir o arroz (este deve ser um arroz para o seco).


Retificar os tempero, sal e pimenta.

Deixar cozinhar em lume médio até secar metade do caldo, depois em lume brando.









SOBRE MIM:

Este ano, nas férias de verão fui a um dos países que mais me fascina, sempre desejei lá ir e lá fui eu rumo ao Dubai.
Dubai é e será o meu país de eleição!

Uma cultura muito diferente da nossa é certo, mas era capaz de viver lá, acreditem!
Perdi-me de amores pela arquitetura, pela imponente de grandeza de tudo!

Para aproveitar muito bem os dias, e não me esquecer de nada fiz uma lista de "coisas" que queria fazer e lugares que queria visitar.
Entre muitas coisas tinha:
Burj Al Arab
Palm Islands
Burj Khalifa
Andar de Abras
Fazer um safari no deserto
Mercado do ouro
Mercado do peixe
Mercado das especiais

Este último, foi a minha perdição!
Compras e mais compras, comprei tantas especiarias, até estava com receio que implicasse comigo no aeroporto.

Foram as férias da minha vida, muitas aventuras…
No fim somei 13 horas de voo avião e hidroavião (Lisboa – Dubai, Dubai – Malé, Malé - hotel) e 14 horas de espera (em 3 aeroportos diferente).

Pode ver as fotos da viagem aqui.








CURIOSIDADE:


"O AÇAFRÃO é a especiaria mais cara do mundo: feito a partir dos estigmas secos de uma flor (a rosa de açafrão), são precisas cerca de 32.000 flores para obter 1Kg de Açafrão.



Por este motivo deve ser adquirido em lojas de confiança, e em fios, ao invés de pó, já que é facilmente adulterado com a ajuda de outras especiarias mais baratas.
Os fios devem ser finos e vermelhos, e desde que guardados num recipiente hermeticamente fechado, em local escuro e seco, duram entre dois a três anos.

Usado como corante desde há muitos anos, é um elemento imprescindível de uma boa paella e também pode ter um papel importante no arroz, em particular no risotto.
Para o usar deve moer os fios de açafrão, ou infundi-lo em líquido. 
A altura em que o adiciona ao prato vai determinar a sua influência no resultado final - mais cor se adicionado no início da confecção, e mais aroma se acrescentado no fim. 
Tenha no entanto em conta que o uso excessivo desta especiaria poderá dar ao seu prato um gosto amargo."

Sem comentários:

Enviar um comentário